Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Poder e Ação
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Poder e AçãoPoder e Ação
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Motta decide colocar em votação o projeto que reduz penas dos condenados pelo 8 de janeiro

9 de dezembro de 2025
Compartilhar

09/12/2025 – 14:06  

Marina Ramos / Câmara dos Deputados

Motta preside a reunião do Colégio de Líderes

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu pautar nesta terça-feira (9) a proposta que reduz as penas das pessoas condenadas pelo Supremo Tribunal Federal pela participação nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro de 2023. A versão apresentada pelo relator, deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP), diminui os anos de prisão dos condenados, mas não extingue penas nem anula condenações.

O texto concede tratamento mais benéfico aos participantes que não tiveram poder de mando nem participaram do financiamento dos atos antidemocráticos.

O projeto original concedia anistia a todos os envolvidos direta ou indiretamente em manifestações ocorridas desde o segundo turno das eleições de 2022. Segundo Motta, a anistia é uma “pauta superada”.

“Esse projeto não tratará de anistia, mas sim de uma possibilidade de redução de penas para essas pessoas que foram condenadas pelo ato de 8 de janeiro”, explicou o presidente.

“Eu penso que o Plenário da Casa é soberano para decidir sobre essas questões. Quero aqui também deixar de público que a nossa decisão foi tomada única e exclusivamente por vontade do presidente, que tem poder de pauta. Ela não foi tomada para atender ao pedido de ninguém. Nós entendemos que é o momento em que a matéria está madura”, disse Motta.

Devedores contumazes
Motta informou que se reuniu com a equipe econômica do governo, entre eles o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para organizar as matérias de interesse do Poder Executivo para fechar o Orçamento do próximo ano.

O Projeto de Lei Complementar (PLP) 125/22, que cria o Código de Defesa do Contribuinte, deve ser votado ainda hoje. Um dos principais focos do texto está nos chamados devedores contumazes — empresas que usam a inadimplência fiscal como estratégia de negócio e deixam de pagar tributos de forma reiterada e sem justificativa. O texto já foi votado no Senado e está em análise na Câmara.

O presidente também anunciou que pretende votar ainda hoje o texto que regulamenta o comitê gestor do Imposto sobre Bens e Serviços (PLP 108/24).

Outra proposta que pode ser votada ainda esta semana ou na próxima é o que revisa os benefícios fiscais concedidos pelo governo federal. “É uma matéria também que interessa muito. Essa é a matéria, acredito eu, que mais interessa à equipe econômica para fechar o Orçamento – trata dessa redução desses benefícios fiscais, que é uma matéria que nós também devemos apreciar, quem sabe, nesta semana ou até o início da próxima semana”, afirmou.

Reportagem – Luiz Gustavo Xavier
Edição – Wilson Silveira

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Projeto aumenta pena para maus-tratos a animais em canis e gatis clandestinos

12 de fevereiro de 2026
Nacional

Projeto obriga emissoras de rádio e televisão a divulgarem agenda de votações da Câmara

12 de fevereiro de 2026
Nacional

Deputadas integram comitê para monitorar Pacto Nacional contra o Feminicídio; assista

12 de fevereiro de 2026
Nacional

Projeto obriga condomínios a denunciar casos de maus-tratos a animais

12 de fevereiro de 2026
Nacional

Projeto tipifica crime de sabotagem em redes de telecomunicações

12 de fevereiro de 2026
Nacional

Projeto tipifica crimes de falsificação e de comercialização ilícita de cigarros

12 de fevereiro de 2026
Poder e AçãoPoder e Ação